Quem somos
O Mercado Financeiro de Balcão é um Fundo de Investimento que opera e realiza operações que não tem registro na bolsa de valores.
Com o funcionamento totalmente online, suas operações ocorrem por meio telefônico ou eletrônico.
Na prática, o nosso mercado de balcão é onde são transacionados os ativos e títulos que não estão registrados na B3, a bolsa brasileira. Isso confere maior flexibilidade, mas ainda existem regulamentações, uma vez que a operação precisa seguir as regras da SOMA (Sociedade Operadora de Mercado de Ativos).
Como funciona o Mercado de Balcão?
O funcionamento do mercado de balcão conta com algumas características peculiares. Via de regra, o que chama mais a atenção é que ocorre de maneira menos centralizada e, consequentemente, com menor burocracia, sobretudo por permitir negociações mais diretas entre os interessados e os portadores de títulos, ativos, ações, cotas e bitcoins, por exemplo.
Mesmo com regulamentações, não há tanto controle como nas transações tradicionais da nossa bolsa de valores, a B3. Aliás, nesse contexto, vale ressaltar que temos o mercado de balcão organizado e o não organizado.
Quem é responsável pela intermediação das transações são apenas as corretoras credenciadas conosco, por meio de suas plataformas de negociação.
Por outro lado, é preciso ter em mente que toda essa facilidade e flexibilidade costuma ser acompanhada por mais volatilidade e menos liquidez, o que é mais recomendável para quem tem um perfil arrojado. No entanto, quando as coisas andam bem, o resultado costuma vir em forma de operações extremamente lucrativas.
O Mercado de Balcão é regulamentado no Brasil?
Ao contrário do que algumas pessoas poderiam supor, o mercado de balcão é totalmente regulamentado e autorizado no Brasil. Como dissemos, segue as regras da SOMA (Sociedade Operadora de Mercado de Ativos), instituição que prima pela segurança e seriedade no setor em nosso país.
Vale ressaltar também que existem outras entidades que contribuem para a proteção do ambiente, como a CETIP (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados), que responde por um grande percentual das operações eletrônicas por aqui. Isso proporciona mais transparência e seguridade institucional para os investidores.
O primeiro passo para operar no mercado de balcão é conhecê-lo. No conteúdo acima, pudemos aprender muito mais sobre o Mercado de Balcão, mas o fato é que os conhecimentos do setor financeiro estão em constante evolução.
A flexibilidade e pouca burocracia das transações podem ser bastante convidativas, notadamente se você está procurando negociações de ativos de forma mais personalizada porém, com a regulamentação menos intensa, o investidor precisará contar com boas doses de estratégia, habilidade e frieza para ter sucesso.